Maranhão
Exposição apresenta rotina operacional e celebra Dia Nacional do Bombeiro
[ad_1]
Uma série de equipamentos utilizados nas operações dos bombeiros vão compor a Exposição Dia Nacional do Bombeiro. Dos veículos de combate a incêndio, às equipagens de proteção e materiais que representam a resistência frente ao perigo, a exposição vai mostrar a trajetória de preparo e determinação em salvar vidas, que é marca desta corporação militar. Os cães farejadores Maia, Flecha e Pandora também serão destaque da exposição. A mostra, organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), é alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro e estará aberta ao público no dia 2 de julho, das 10h às 22h, no São Luís Shopping, Jaracati.
Para o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, a exposição, além de celebração a data nacional, convida à reflexão e reconhecimento ao trabalho dos bombeiros. “É uma oportunidade para a população compreender melhor o que significa ser um bombeiro militar, os desafios que enfrentamos diariamente e a nossa dedicação em salvar vidas”, avalia.
A exposição contará com uma variedade de itens que fazem parte do cotidiano destes profissionais, incluindo equipamentos específicos dos Batalhões de Busca e Salvamento (BBS), Bombeiro Ambiental (BBA), Bombeiro Marítimo (BBMar) e da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), entre outros grupamentos estratégicos da corporação. Equipamentos usados no combate a incêndio e em atendimento pré-hospitalar; nas vistorias técnicas; e uma viatura de resgate, também estarão expostos.
A equipe do BBA apresenta materiais de proteção para captura de animais – luvas de alta resistência, pinças e recipientes para transporte das espécies – além de informar sobre procedimentos adequados de manejo. O major Alécio Mesquita, que está respondendo pelo comando do BBA, ressalta que “a mostra materializa o compromisso dos bombeiros com a segurança e o bem-estar da população”.
O BBMar trará itens de prevenção, busca e resgate em ambientes aquático. “Este momento reforça a importância da integração entre as diversas áreas do Corpo de Bombeiros. É de grande relevância levar ao conhecimento do público nosso trabalho em conjunto para garantir a resposta rápida e eficaz em situações de emergência, seja em terra ou mar”, avalia o comandante do BBMar, tenente-coronel Ariosvaldo Campos.
Para o diretor da DAT, tenente-coronel Thiago Paiva, “esta exposição é uma oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho dos bombeiros e os equipamentos que utilizamos para enfrentar os desafios das operações”. A mostra é aberta ao público e promete ser uma experiência educativa e curiosa para todos os visitantes.
Heróis de quatro patas
Um espetáculo à parte, os cães de resgate Maia, da raça labrador, Pandora, híbrida de várias raças e Flecha, uma border collie, também participam da exposição. Elas estiveram na missão humanitária no Rio Grande do Sul e possuem grande destreza física e alta habilidade para localização de pessoas, além de estarem adaptados e treinados para atuar em situações extremas. Os anos de treinamento somaram para potencializar a capacidade olfativa natural e garantir mais eficiências nas missões.
Para participar destas missões, os cães passam por um treinamento, que aperfeiçoa sua audição e olfato aguçados. Nesse quesito, eles são até 100 mil vezes superiores ao ser humano. “Os cães de resgate são uma parte essencial do Corpo de Bombeiros, principalmente, por conta do ótimo trabalho que desempenham nas operações”, reforça a tenente Sara Raquel, condutora da Flecha.
Celebração
O Dia Nacional do Bombeiro marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído pelo decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Além do combate a incêndios diversos, esses profissionais são preparados para resgate de pessoas, socorro a animais, busca por desaparecidos, inspeções técnicas em empreendimentos residenciais e comerciais, atendimento de primeiros socorros e de emergência. Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos nas escolas e comunidades.
[ad_2]
Fonte